21 de novembro – A verdadeira e única religião

arvore

“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” (Tiago 1:26-27).

A Bíblia é maravilhosa e nos dá lições preciosas o tempo inteiro. E uma das lições mais maravilhosas, que gosto muito, é sobre a religião. E ela não ensina nada parecido com o que se propaga por aí.

Religião na Bíblia é mais do que frequentar uma comunidade ou grupo religiosos. É mais do que carregar uma denominação com orgulho; é mais que liturgia, mais que regras e normas ou tradições humanas. Religião na Bíblia tem a ver com vida com Deus na prática. Isso é espetacular porque revela o quanto tantos estão caminhando na contramão de tudo o que a verdadeira religião significa.

O apóstolo Tiago é “curto e grosso”. Se alguém se diz religioso, mas não demonstra prática de vida cristã, engana seu coração e sua religião para nada serve a não ser produzir algum status como alguns desejam. A religião em seu sentido puro e verdadeiro é mais que liturgia, forma de culto ou placa de igreja. É ser servo e servir, não ser servido como muitos acreditam. É doar-se, perceber a necessidade do outro, abrir mão do ego e pensar no próximo. É buscar uma vida santa, correta, justa e não se conformar com os valores corruptos e injustos desse mundo. Qualquer outra coisa que não inclua isso, é “mera religiosidade humana”. Há gente demais buscando uma “religião”, mas há poucos buscando uma nova forma de vida, há poucos que aceitam abrir mão do seu egoísmo em benefício dos outros. Há muitos que se recusam em servir, apenas querem uma religião de barganha, troca e recebimento de “favores” de Deus. Essa, sem medo de errar, não é a religião pura e imaculada.

 

Esse post foi publicado em Devocional e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário